O Núcleo de Pesquisa Aplicada em Gerontologia e Envelhecimento foi criado em 2015 e esteve vinculado ao Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) até agosto de 2022, sob coordenação de Vívian Ramos Melhado e João Paulo Gugliotti. O NUPAGE se dedicou entre 2015-2022 a investigar temas na pesquisa gerontológica sob um olhar focalizado em discussões críticas provenientes de áreas e campos do conhecimento como saúde coletiva, sociologia, história, demografia, antropologia e psicologia. Os trabalhos produzidos pelo núcleo sumarizam duas pioneiras coletâneas no campo da gerontologia no Brasil, resultado da interlocução entre pesquisadores/as de diferentes instituições e áreas formativas. “Gerontologia: perspectiva teórico-analíticas” e “Gerontologia: perspectivas teórico-práticas” foram publicadas, respectivamente, em 2021 e 2022, pela Editora Alínea.

A partir de setembro de 2022, o Nupage se tornou um núcleo de pesquisa independente. Sob coordenação de João Paulo Gugliotti, o núcleo atualmente aglutina linhas de estudos e investigações relacionadas, maiormente, à história da epidemia de HIV-AIDS e a diferenças de gênero, sexualidade, geração e raça/etnia, tendo suas produções mais recentes alinhadas com os campos da história da ciência, sociologia, saúde coletiva e gerontologia.

A estrutura organizacional do núcleo é composta por coordenador, pesquisadores/as associados/as e pesquisadores/as colaboradores/as. O coordenador é responsável pela gestão do núcleo e por todos os tramites institucionais e de pesquisa envolvendo projetos em andamento. Os/as pesquisadores/as associados/as integram pesquisas e atividades desenvolvidas e/ou apoiadas pelo núcleo, bem como produzem materiais e trabalhos conjuntamente. Os/as pesquisadores/as colaboradores/as são parceiros/as de outras instituições de ensino e pesquisa, no Brasil e exterior, e assinam publicações coletivas com o núcleo, como livros, artigos e/ou coletâneas.