Homossexualidade e biomarcadores de envelhecimento 

na produção de conhecimento gerontológico por autores estadunidenses, britânicos e brasileiros

João Paulo Ferreira

& Richard Miskolci

A revista Cadernos de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz) publicou em seu último número (3) o artigo “Homosexuality and biomarkers of aging in the production of gerontological knowledge by American, British, and Brazilian authors”, de autoria de João Paulo Ferreira e Richard Miskolci.

O estudo aglutina resultados preliminares de duas pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, 17/23665-9/19/10677-4) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da UFSCar, e do Departamento de História da Ciência, da Universidade de Harvard.

O estudo faz uma revisão de artigos publicados por autores brasileiros, britânicos e estadunidenses entre 1970 e setembro de 2018 na base de dados Web of Science. Foram utilizadas técnicas de prospecção de textos, com uma análise predominantemente qualitativa, inclusive análise de correspondência e de sentimentos, usando ferramentas do software R (versão 3.5.0). Os resultados revelam a repatologização da homossexualidade na produção de conhecimento gerontológico, incluindo estudos realizados em 51 áreas de conhecimento nos três países.


Anterior
Anterior

O desejo homossexual após a AIDS